quarta-feira, 4 de abril de 2012

Integrar eficazmente um novo colaborador

Quando se admite um novo colaborador, é normal que exista ansiedade no sentido de ver os resultados decorrentes da contratação. No entanto, não pode esperar que uma pessoa que não conhece a empresa chegue e, no primeiro dia, comece a trabalhar produtivamente, sem conhecer o ambiente ou aquilo que é esperado de si. Uma boa integração é fundamental.

Assegure-se de que põe a pessoa a par do que a empresa faz, dos processos e procedimentos internos, do objetivo de cada departamento e da visão e da missão da empresa. Preocupe-se também em deixar claro o objetivo da pessoa dentro da empresa e lembre-se que são necessários cerca de 2 dias para que o novo colaborador se integre e comece a assumir plenamente as suas funções. Diga-lhe por onde começar para que este processo seja o mais imediato possível.



Não existem fórmulas mágicas, este processo é gradual e pode demorar mais ou menos tempo, consoante a personalidade das pessoas e a cultura da empresa. No entanto, há pequenos gestos que podem ajudar. Um deles é a entrega de um manual de boas-vindas.

Este documento pode ter diferentes estruturas, sendo da responsabilidade de cada empresa definir o que é que quer transmitir. Como sugestão, deixamos alguns tópicos de informação útil que poderá constar do mesmo:
  • Nota de boas-vindas;
  • Apresentação da empresa;
  • Visão e missão da organização;
  • Estratégia empresarial: onde estamos e para onde vamos;
  • Estrutura funcional (organograma) e missão dos departamentos;
  • Normas e Procedimentos (incluindo regras de sigilo profissional, horários...);
  • Direitos, deveres e benefícios do colaborador;
  • Informação financeira;
  • Informação sobre clientes e concorrência;
  • Política de Qualidade (se existir);
  • Anexos (documentação relevante, utilizada internamente).

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