sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Planeie o marketing para 2012!


Para que as suas ações de marketing em 2012 tenham retorno, planeie! O marketing não funciona sem estratégia e ninguém tem interesse em desperdiçar dinheiro. Invista tempo a definir onde quer chegar e como lá chegar. Os resultados compensarão!


Conheça o ponto de partida

Seja realista e assuma os pontos fracos da empresa. A concorrência vende mais? Porquê? Onde estamos a falhar? Onde se pode melhorar? Que quota de mercado temos? No ano que está a terminar, diminuiu ou aumentou? Os clientes estão satisfeitos com os nossos produtos e/ou serviços? Ponha-se estas e outras questões, procure as respostas e não tente enganar-se a si próprio. Só conhecendo o ponto de situação real é que poderá agir em direção aos seus objetivos.

Defina objetivos

Após responder às questões inicialmente colocadas, defina onde quer chegar. Use metas SMART (specific, mensurable, achievable, relevant, time-bond) para o fazer. É importante que os objetivos sejam exequíveis, embora possam ser ambiciosos, relevantes para a empresa, concretos e bem definidos e delineados no tempo. A sua empresa perdeu quota de mercado? Uma meta poderá ser "até ao mês x recuperar a quota perdida, igualando o período análogo do ano passado".

Designe o valor a investir

Depois de saber onde está e onde quer chegar, e antes de "escolher o caminho" que o vai levar de um ponto ao outro, é importante saber com quanto é que conta para o fazer. Tal como numa viagem, há quem possa chegar do ponto A ao ponto B muito rapidamente, de avião. Há quem vá de carro e até quem não tenha outra opção que não ir de bicicleta. Independentemente, o que importa é chegar ao outro lado. Escolha o "transporte" que se adapte à sua empresa e lembre-se que a vantagem está do lado de quem melhor conhece o caminho, não de quem tem mais para investir.

Peça direções

Ninguém melhor para nos ajudar a chegar aos nossos objetivos do que os clientes. Eles é que vão dizer como poderemos chegar mais depressa onde queremos. Conheça bem os clientes, fale com eles, faça questionários de satisfação, aposte na qualidade do serviço, na personalização e no fomento de efetivas relações interpessoas (por oposição a interempresariais). 

Planeie!

O marketing é dinâmico e terá de atualizar constantemente o plano realizado, lidar com imprevistos, com mudanças no mercado, entrada e saída de players... Independentemente disso e da dimensão da sua empresa, não deixe de elaborar um plano de marketing.

Conte com a sua equipa

A empresa é uma equipa e nenhum jogador ganha sozinho. Apresente as metas, os objetivos e o plano aos seus colegas. Ouça-os. Melhorem o que podem melhorar. E, juntos, partam à conquista dos objetivos propostos. Nas empresas onde só uma ou duas pessoas conhecem o ponto de chegada, não há muito que os outros possam fazer para ajudar a lá chegar.

Aja!

Porque um excelente plano de marketing metido na gaveta não serve para nada e só representa tempo perdido, que poderia ter sido usado a fazer outra coisa mais produtiva. Arregace as mangas, mãos à obra e... ótimos negócios!


Precisa de ajuda para desenvolver o plano de Marketing da sua empresa? Fale connosco, nós ajudamos a melhorar o seu negócio.

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