segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Boas práticas de liderança em ambiente lean thinking

Uma empresa lean é assente num estilo de liderança moral, por oposição a formal. Esta é reforçada pelo respeito pelas pessoas, tratadas e consideradas como tal. Pretende-se seguidores e não subordinados. 



A questão que o líder deve ter sempre em mente, independentemente da posição por si ocupada no organigrama da empresa, deve ser: "se as pessoas pudessem votar para escolher o seu líder, escolher-me-iam?" Se a resposta for "não", você até pode ser chefe mas, com certeza, não é líder.


Boas práticas de liderança em ambiente lean thinking:

1 – Trate os colaboradores como espera que eles tratem os melhores clientes da empresa;

2 – Respeite as pessoas. Se der espaço para a participação de todos, vai recebê-la sem necessidade de a pedir;

3 – Ao analisar processos, evite criticar as pessoas neles inseridas, opte por criticar o processo. "Pessoas brilhantes em processos medíocres, geram resultados medíocres";

4 – Aprenda com os erros e evite a sua repetição;

5 – Quando alguém errar, não humilhe a pessoa falando à frente de toda a gente. A única coisa que conseguirá é que, para a próxima, as pessoas escondam os erros, perdendo assim a oportunidade de melhoria;

6 – As soluções e as boas práticas, quando encontradas, devem ser partilhadas pelas equipas. Numa empresa lean a mentalidade assenta na abundância e não na escassez, as equipas não devem competir, mas sim cooperar;

7 – As reuniões devem ser curtas (menos de 30min), com uma ordem de trabalhos estabelecida;

8 – Crie um sistema de sucessão, de modo a reter o conhecimento na empresa: todas as pessoas devem ter a preocupação de preparar o seu sucessor, transmitindo-lhe o conhecimento e a experiência adquiridos;

9 – Respeite o local de trabalho de cada um e, quando houver visitas guiadas à empresa, deixe que seja o "dono" de cada espaço a apresentá-lo e a explicar o trabalho que nele é realizado;

10 – Transmita sempre o feedback referente à qualidade do trabalho e ao desempenho, é importante que, à medida que as pessoas ganhem competências e autonomia, sejam elas próprias as responsáveis pela recolha, tratamento e análise dos dados referentes ao seu trabalho, reforçando o sentido de propriedade sobre o mesmo e a vontade de melhorar continuamente.


Baseado na obra: "Pensamento Lean - A filosofia das organizações vencedoras", de João Paulo Pinto.

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