quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

10 Erros de gestão que a sua empresa não pode cometer

1.    Não saber o saldo de caixa: o controlo e conhecimento aprofundado dos cash-flows é essencial à gestão da balança de recebimentos e pagamentos;

2.    Não conhecer os valores a pagar e a receber:
a incapacidade de cobrar e de fazer face aos compromissos assumidos, resulta no estrangulamento da empresa;

3.    Não saber o valor do stock: o impacto nos resultados da empresa e na sua rentabilidade é demasiado relevante para que seja desconsiderado;

4.    Não conhecer o valor das despesas fixas: estas são as despesas que não estão indexadas ao nível de atividade, se esta baixar, mantêm-se constantes;

 
5.    Não saber se a empresa tem lucro:
o empreendedor está tão envolvido na rotina operacional do negócio que não controla se o trabalho está a ter retorno;

6.    Não avaliar a rentabilidade operacional: ponderar apenas a margem bruta em bens e serviços, pode ser enganador e esconder atividades sem rentabilidade.

7.    Não saber o valor e a origem dos recebimentos: qual é o produto que vende mais? Quais são os serviços mais prestados? Quais são os principais clientes?

8.    Não saber o valor e o destino dos pagamentos:
quais são as principais despesas? Quais são os maiores custos dos produtos/serviços? Quais são os fornecedores mais importantes e quanto lhes é pago?

9.    Não determinar um valor fixo de pro labore para os sócios: é fundamental que se determine um pro labore (salário dos sócios que trabalham na empresa) para considerá-lo nos custos da empresa e no seu planeamento financeiro.

10.    Não determinar uma remuneração do capital investido pelos sócios:
se a empresa não for capaz de remunerar capital, não cria valor.

Sem comentários:

Enviar um comentário